segunda-feira, 10 de junho de 2013

O que é ser Cristão (Parte I)

,
                O que é ser um Cristão?

Porque é importante essa indagação?

Primeiro porque seu destino eterno esta baseado nessa pergunta e a salvação esta apenas em Cristo, e no ultimo dia se alguém se encontrar fora de Cristo não será salvo e irá para o inferno.

Mt 25.31-33

Jesus é bem claro se você no ultimo dia não estiver nEle, se não for encontrado nEle, você ira passar a eternidade no inferno.

Segundo: porque é possível que se esteja errado quanto à resposta dessa pergunta;
É possível se pensar que se é um cristão sem ser, chamar a si mesmo de cristão não significa nada.

Então o que é ser um Cristão?


Cristão é alguém que recebeu o novo nascimento como um dom gracioso de Deus. O cristão é alguém que tem a Deus como seu Pai

Cristão é alguém que recebeu a justiça de Cristo diante de Deus.

Ser nascido de novo. João 3.1-8
Conversa de Cristo com Nicodemos. Ele era um mestre em Israel, podia ser que não fosse tão popular quanto Cristo, mas ele tinha sua importância na sociedade, então ele veio a Cristo procurando encontrar o que faltava pra se chegar ao topo. E Cristo sempre sábio traz a resposta para ele, diz: “Comece tudo novamente” diz pra nascer novamente, mesmo que ele fosse um modelo de devoção religiosa, Jesus olhou para ele e disse que ele precisava de uma vida inteiramente diferente, precisava de um nascimento novo, e agora provavelmente Nicodemos se encontra em uma grande confusão, pois Cristo diz que ele deveria nascer de novo e naquele momento é percebido que ele não entende o que Cristo quis dizer. Afinal ele indaga a Cristo e diz que isso não pode acontecer, não tem como se nascer novamente.


Mas Cristo o explica, mostra que isso não é um nascimento físico e sim um novo nascimento espiritual (O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. 
João 3:6)
, o que Cristo estava querendo dizer era que Nicodemos precisava de uma vida espiritual totalmente nova e diferente, precisava de regeneração, onde a pessoa espiritual velha, dar lugar a uma nova pessoal espiritual, e é isso que separa o CRISTÃO, do resto da humanidade. O cristão recebeu uma nova vida espiritual da parte de Deus, ser cristão é nascer de novo pela vontade de Deus.

O que acontece quando se nasce de novo?

Ao olharmos as escrituras e vemos o agir de Deus maravilhosamente, regenerando alguém que estava morto espiritualmente, sempre se vê bons resultados.

Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. 
Atos 16:14
Deus agiu em Lídia abriu o coração dela para que pudesse prestar atenção no que Paulo tinha pra lhe ensinar, foi capaz de ouvir a mensagem do evangelho e reagiu com fé e assim haver um novo nascimento, haver uma conversão.

Quando Deus dá um novo nascimento para alguém, Ele transforma, Ele muda, sempre deixa um efeito em sua vida, converte para uma nova forma de viver. Ele cria em nós nova fé, novo amor, novos desejos, a nova vida que viveremos pelo espirito de Deus causa em nós uma mudança, nos faz virar as costas para uma vida de pecados e confiar em Cristo.

Ele age em nós, nos da uma nova vida e nós respondemos, reagimos com arrependimento e fé.

Tornar-se um Cristão é uma mudança completa, não apenas mudar de perfume, mas sim uma mudança completa do seu estado espiritual.

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.

2 Coríntios 5:17-18

Um Cristão, aquele que nasce novamente é uma criatura totalmente diferente, uma nova criatura, mas necessita-se entender que um Cristão não é alguém que se tornar imediatamente perfeito, a regeneração não tira todo o pecado remanescente do nosso coração.

Ate mesmo com o Apostolo Paulo que teve uma conversão repentina e dramática possuía uma luta constate contra o pecado. Romanos 7

Um Cristão não é perfeito, mas onde quer que o Espirito de Deus tenha dado uma nova vida sempre haverá transformação, mesmo onde essa mudança seja vagarosa.

Quando se é transferido das trevas, para a maravilhosa luz de Deus, essa transição sempre fará diferença

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:9

Paulo mostra frutos visíveis que o Espirito de Deus irá produzir na vida de um crente.
Gálatas 5.22-24

Esses frutos são resultados da obra maravilhoso do Espirito de Deus;

Como você pode dizer que nasceu novamente?


O novo nascimento não é algo repentino, como aconteceu com Paulo em Damasco, ser nascido de novo não nos dá super poderes.  Pode ser difícil dizer, mas é preciso olhar para si mesmo e ver as evidencias dos frutos. A regeneração é algo invisível em nossa alma e nosso coração, mas pode ser visto na mudança de atitude, de conduta. 

0 comentários to “O que é ser Cristão (Parte I)”

Postar um comentário